Com a Consultora empresarial, Ana Lúcia da Silva Luz (PR).
Durante o 9º AnestEdu, a plataforma de educação continuada da WMC Anestesia, um dos temas mais abordado foi a chamada “Medicina de valor”, uma das propostas mais promissoras para transformar o setor da saúde e gerar qualidade para o paciente.
Em um mercado, onde a transação financeira do segmento é responsável por quase 9,3% do PIB do País em 2018, o que equivale a R$ 637,00 bilhões. Isso configura, de acordo com estimativas elaboradas pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) em seu Observatório/2019¹, a partir de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), Secretaria do Tesouro Nacional e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), uma porcentagem maior que a representada pela agricultura, o que é muito importante, já que o Brasil não pode alcançar grandes economias mundiais se não contar com um setor de saúde eficiente e estruturado.
Um mercado constituído majoritariamente por micro, pequenas e médias empresas, e que no total, empregam mais de 2,03 milhões de profissionais². Neste cenário, chamam a atenção, serviços desenvolvidos a partir de novos modelos de negócios ou visões inovadoras da saúde como consequência da incapacidade das estruturas tradicionais de darem conta das crescentes demandas da área .
A publicidade é uma importante ferramenta de divulgação de qualquer negócio, tanto para conquistar novos clientes, como para garantir a fidelização dos mesmos. Mas, infelizmente na área de saúde, há inúmeras restrições quanto à propaganda voltada para esses serviços ou o profissional. O tema desperta tanta preocupação que o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução 1.974/11, que apresenta o Manual de Publicidade Médica.
Então, como se destacar e conquistar a credibilidade neste mercado?
E ainda, mais detalhadamente, como projetar uma empresa no setor anestésico?
Esse foi o tema da palestra da Consultora empresarial, Ana Lucia Luz, que é uma das parceiras da WMC Anestesia, na orientação aos clientes em assuntos de gestão. Com sua expertise, ela identificou como somos conduzidos há alguns fatores, que se tornam necessários para se diferenciar neste mercado, que é tão concorrido e restrito.
Alguns desses pontos são:
Liderança
Para quem quer saber como criar uma empresa de alta performance, é preciso entender que os valores de uma organização devem ser muito bem definidos e difundidos e isso deve ser reflexo do seu líder. ” Tudo que você sempre sonhou está no lado oposto à sua zona de conforto’’, afirma a consultora.
Gestão financeira
Não há como criar uma empresa de alta performance, sem uma área financeira estruturada. Para potencializar o seu negócio e garantir a lucratividade precisamos estar atentos, traçar metas e acompanhar as despesas e lucros de modo eficiente. “ Essa pivotagem não ocorre assim de uma maneira tão simples. O navio não vira no seu próprio eixo né? Ele precisa fazer uma volta muito grande, a volta do aprendizado, do reposicionamento, das novas conexões”, aconselha Ana.
Inovação e autoconhecimento
A inovação não é somente tecnológica, e as mudanças não aceitam comodismo, que quase sempre é responsável pelo declínio de muitas empresas, independente do segmento. Como transformar o sistema atual, que remunera por serviço executado (fee-for-service)?
A consultora aponta o excesso de confiança como principal motivo. Muitos empresários acreditam que não necessitam de ajuda, um erro bastante comum. “Isso é negação do risco. Quando não estou olhando para os planos de saúde; quando não estou olhando para essa mudança do ecossistema (da saúde); estou negando esse risco, estou olhando para o tanque de tubarões, e dizendo são só sardinhas”, alerta a consultora da WMC Anestesia.
Entre os principais desafios para implementar um sistema baseado em valor, está a necessidade de estabelecer um ambiente de parceria e confiança entre os públicos de interesse; a concordância dos players na definição do que é valor, para o paciente e o papel de cada um na geração desse valor. “Existem empresas preparadas para ajudar nessa mudança, como a WMC Anestesia. Vamos unir os nossos conhecimentos com aquilo que vocês conhecem lá dentro do centro cirúrgico e das suas práticas de anestesia, para a gente poder chegar a uma empresa diferenciada no mercado”, finaliza!
SOBRE
O Anestedu: Como a plataforma de educação continuada da WMC Anestesia, o Anestedu tem como pilares atualização, inovação e gestão. Os encontros são formatados conforme as exigências do Ministério da Educação (MEC), da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e da Sociedade Paranaense de Anestesiologia (SPA) – conteúdos, carga horária, professores com formação adequada -, também para que possam ser validados por essas instituições.
A WMC Anestesia: A WMC Anestesia é uma empresa singular no mercado de prestação de serviços de saúde, há cinco anos com foco em gestão da Anestesiologia. Provê serviços de consultoria e terceirização de anestesia para hospitais, clínicas, operadoras de saúde e grupos médicos anestesistas, tendo como pilares segurança, inovação e resultados sustentáveis para pacientes, médicos e instituições de saúde.
Confira em nosso canal no Youtube a palestra completa.
FONTES
¹ https://conteudo.anahp.com.br/observatorio-2019-anahp
²https://dcomercio.com.br/categoria/negocios/mercado-de-saude-cresce-com-as-pequenas-empresas
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